Angola. Beleza e contradição reveladas em imagens
Será inaugurada no Museu da Cultura da PUCSP, no dia 2 de agosto próximo, a exposição fotográfica “Angola. Um Processo de (Re)construção social”, do catalão Rubens Villanueva Rodriguez.
As fotos ilustraram a tese em Ciências Sociais Comunicação para o Desenvolvimento como apoio à projetos de Ajuda Humanitária em sociedades pós-conflito, defendida na PUCSP, por Clara Pugnaloni, curadora da mostra. A origem da tese foi a ação da autora em campo, como consultora internacional de Comunicação para o Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação ( FAO), em Angola. A exposição tem o apoio da Ación contra el Hambre – Espanha e da Faculdade de Ciências Socais da PUCSP.
As fotos são o resultado de três anos de vivência em Angola de Villanueva o que permitiu a descoberta de zonas de uma beleza inigualável, ainda selvagens, e totalmente despovoadas. A isto, acrescenta o fotógrafo e sociólogo, soma-se “a decadência dos resquícios duma época colonial apagada a base de balas e bombas, que mistura-se com a autenticidade de um povo que trata de novamente se por de pé.”
A riqueza do forte produtor de petróleo e diamantes do continente africano, a diversidade étnica de Angola, e o alto grau de isolamento em que grupos tradicionais tem vivido desde os anos de guerra oferecem uma oportunidade única e incomparável para a análise sociológica e antropológica. Além de belíssimas imagens.
Serviço:
Inauguração: 2 de agosto de 2011 às 19h
Exposição: de 3 à 16 de agosto das 14hs às 19hs
Museu da Cultura PUCSP
agendamc.worpress.com
museudacultura@pucsp.br
Rua Monte Alegre, 954 – Perdizes – Sâo Paulo
telefones: 11 36708559 – 11 36708331
Mais informações:
11 82889182 – 51 84885901
Deixe um comentário